Os 3 maiores erros cometidos ao anunciar na internet

Hoje em dia todas as empresas investem em anúncios pela internet e a cada ano mais empresários grandes e pequenos começam a dar seus passos. Fico muito feliz de vê, novos gafanhotos entrando no mercado, mas, ao mesmo tempo, é preocupante a quantidade de desperdício de dinheiro por anúncios mal feitos ou não ajustados.

Durante o mês de julho de 2020 desenvolvi uma pesquisa para acompanhar o desperdício de dinheiro em anúncios pela internet, esta pesquisa foi publicada no Jornal O Milênio – um jornal on-line, sendo que esse desperdício acontece por não serem bem elaborados e desenvolvidos. Objetivo dessa matéria é apresentar os erros comuns ao anunciar e como ser mais assertivo nas suas campanhas.

Essa é a primeira pesquisa publicada do meu conhecimento que fez um levantamento de desempenho em anúncios na internet.

Mas quem sou eu para desenvolver e apresentar uma pesquisa? Eu me chamo Refston Dimérisson Sanques sou especialista em desenvolvimento web e marketing digital, atuo no mercado desde 2015 prestando serviços como criação de sites, desenvolvimento e otimização de campanhas publicitárias e ministrando treinamentos. Sou membro da comunidade de WordPress Brasil com contribuições ativas, sendo ajudas e orientações na comunidade. Faço parte de um grupo fechado com os melhores especialistas de marketing digital do Brasil. E ainda pertenço a outro grupo de marketing digital imobiliário. Minha especialidade de otimização e desenvolvimento alcançou até mesmo a RD Station (Uma das maiores empresas do Brasil sobre marketing digital), onde fui reconhecido pelo meu esforço e trabalho. 

Agora que você me conhece melhor e compreende a importância dessa matéria, vamos vê os 3 maiores erros ao fazer anúncios. Foram analisados 53 criativos patrocinados de empresas diferentes. O nicho delas foram:

  • Varejo
  • Info produtor
  • imóveis (construtora imobiliária, corretores e imobiliárias)

E o 1° maior erro elementar é a página de destino.

1° Erro: Página de destino

Quando você anuncia na internet a pessoa-alvo é direcionada para alguma página onde você deseja que ela efetue uma ação, compra, cadastro, download etc. Está página deve ter uma ação clara, ter sido construída para efetuar um propósito. Isto está claro para você? 

Pois, apenas 13% dos anúncios analisados tinham uma Landing Page (página de destino) bem elaborada, assim como Tiago Tessmann gosta de falar, landing page de alta conversão.

87% dos anúncios não tinham uma landing page, a pessoa-alvo era direcionada para o site da empresa, onde a página geralmente era confusa, continha mais de 2 ações, ou seja, a pessoa-alvo acessava a página, mas tinha que escolher qual ação ela deveria tomar. Este ponto agora fica mais intrigante, pense nisso: quando você dá alternativas para uma pessoa a probabilidade de ela não tomar nenhuma ação é maior, sem falar que ela vai ficar gastando mais tempo para pensar se vai ou não tomar uma ação e se for agir qual das opções ela deve escolher. E quando você anuncia o seu objetivo é gerar resultado o mais rápido possível.

Por essa razão landing page de alta conversão contém somente 1 ação. Isso significa que essas empresas não estavam tendo resultados em suas campanhas publicitárias? Na verdade, estavam, mas com um desempenho ridiculamente pequeno, para ficar claro a maioria dessas empresas não sabia o ROI, ou seja, não sabiam o retorno do investimento. Sem mencionar outro desperdício que é a falta de fomentar lead. O lead vinha, não comprava e era largado, esquecido. O desperdício de dinheiro só se multiplica.

Acredito que agora você tenha noção do nível de desperdício de dinheiro, e este foi apenas o primeiro erro básico ao se anunciar, se prepara que teremos mais 2.

2° Erro: O que devo fazer?

Agora que todos já tem conhecimento da 1ª parte da pesquisa vamos continuar com a 2ª parte que é não saber o que está fazendo, ou pensar que está fazendo certo, falta de estratégia!

Uma construtora de imóveis, estou falando de uma construtora grande que atua no Brasil de ponta a ponta, que constrói grandes empreendimentos, foi fazer anúncios na internet para vender seu loteamento, fez campanhas pesadas no início do projeto e apenas entregava uma média de 20 leads/dia, sendo que a maioria dos leads nem se encaixa com o perfil do empreendimento.

Além disso, foi feito uma campanha off line muito forte, depois todo o projeto ficou quase que abandonado. Depois reclama que está vendendo pouco!

Fica claro que faltou estratégia básica, nesse caso específico poderia começar com anúncios para gerar leads e o leads mais quentes encaminhados aos corretores e os mais frios iriam para uma fornalha de lead, ou seja, passariam por um processo de conteúdo para esquentar esses leads. E com uma secretaria de venda esquentando e dando os primeiros atendimentos a probabilidade de aumentar as vendas é maior.

Pense bem! O lead iria receber informações que ele considera importante, muitas dessas iriam responder as suas dúvidas, quanto mais informações esses leads recebem, mais próximos da temperatura de compra ficam, quando maturam o corretor arremata entregando as chaves.

Neste caso específico a imobiliária teve que se virar para vender os lotes, que falta de organização e estratégia.

Não basta apenas você saber apertar os botões para disparar um anúncio no Facebook ads ou Google ads, você tem que saber qual o objetivo do anúncio e para cada objetivo é um planejamento. Ter essa organização fará você ter um ROI maior, ou seja, o retorno do seu investimento será maior.

Mas caso você não esteja satisfeito com o desempenho dos seus criativos, ou está cometendo os mesmo erros, será que está tudo perdido? Calma gafanhoto, talvez você não saiba que o Facebook tem um programa de consultoria gratuita para ajudar qualquer um que anuncia pelo Facebook ads.

Tive a oportunidade de ter algumas reuniões com a especialista do Facebook, e sinceramente eles são muito bem treinados, conhecem bem a ferramenta, sabem encontrar anomalias nos anúncios e sabem orientar muito bem, pena que as reuniões têm um tempo limite de 45 min, afinal é gratuita. 

Caso você queira uma consultoria ou um profissional de marketing digital por mais tempo, ou dedicado a seu negócio, a saída seria contratar um, a internet está cheio de bons profissionais é só pesquisar, falando a verdade você nem precisa pesquisar muito, eu mesmo sou um profissional que posso te orientar nessa caminhada. Clica no ícone do WhatsApp no canto inferior e me chame.

3° Erro: Seguindo os erros

O 3° erro é simplesmente ficar cometendo os mesmos erros anteriores, é incrível como as empresas analisadas não tem um time para otimizar as campanhas, elas simplesmente jogam o dinheiro para dentro da plataforma e esperam render.

Caso você queira ter um resultado muito melhor, é necessário analisar, testar e fazer alterações regulares. Tenha um cronograma de testes e análises, busque por anomalias nos seus anúncios, você sempre irá achar algo para otimizar.

Em uma campanha no Google ads da minha empresa, alcançamos um melhoramento contínuo, quando a campanha de lead foi elaborada ela já gerava resultado, mas hoje, com algumas semanas de otimização, a eficiência está acima dos 113% e o custo caiu mais de 17%.

Resumindo meus anúncios ficam mais baratos a cada semana e geram mais resultados. Essa pioneira pesquisa serve para te mostrar que apenas clicar nos botões para anunciar não será o suficiente, você precisa otimizar as campanhas isso que fará você ter mais resultados.

Caso esteja precisando melhorar suas vendas me chame clicando no botão do WhatsApp no canto inferior, forte abraço.