Email marketing que gera leads

Email marketing é uma prática bem antiga, podemos dizer que ela é a evolução da mala direta, quando você mandava cartas para seus leads locais. Hoje em dia tem pessoas que acreditam que uma lista grande de lead é o poder, que tristeza, e espero que você não pense assim. 

Ter uma lista grande de pessoas que não deram o contato a você, significa que elas dificilmente vão te dar atenção quando você mandar um email. Isso é spam! É irritante, vai para o lixo. Então, o que você deve fazer? Captar seus próprios leads!

Você precisa elaborar um planejamento de marketing para captar leads, definindo esta etapa passamos para a próxima que é alimentar os leads, esquentá-los. Uma das estratégias que podem ser utilizadas nesse processo é o email marketing, disparar emails bem elaborados, com assuntos que chamem atenção, e principalmente com CTA’s, sempre defina bem o CTA ( Call to Action – Chamada para ação ). 

O email marketing pode ter campanhas com objetivos variados, como engajamento, oportunidade de imóvel, brand e por aí vai. Agora a frequência, isso deve ser determinado de acordo com a resposta da sua audiência. Se você começar a disparar emails e ter poucos resultados, então é provável que a audiência esteja sobrecarregada. A frequência dos disparos de emails sempre deve ser medida com o retorno do seu público, analisando a periodicamente a taxa de abertura e a taxa de clique.

Mas mandar email ainda dá resultado? Por incrível que pareça, o resultado pode ser grandioso se você fizer bem feito. Numa imobiliária manda-se emails todas as semanas, com vários objetivos. Porém, desde o início desse ano passamos a caprichar na copywriting e gerar mais conteúdo de valor para os leads. Qual foi o resultado?

Alcançamos uma taxa de abertura maior que 300%, e uma taxa de clique que supera os 8%. As nossas captações de leads tem aumentado mês a mês. Esse ano, mesmo com a pandemia, o setor de locação atingiu uma média aproximada de 20 locações por mês, tempo referente aos meses de janeiro a maio.

Além disso, nós criamos um programa nas nossas redes para gerar conteúdo de valor. É o “Falando de aluguel” onde descomplicamos, desmistificamos tudo sobre locação, tanto para locador quanto para locatário. 

A parte mais engraçada, alegre, motivadora de toda essa pesquisa, foi quando uma pessoa depois que recebeu o email do segundo episódio do “Falando de aluguel”, entrou em contato fazendo perguntas sobre o contrato de locação do imóvel dela, esse episódio além de falar sobre contrato de locação, fez que essa espectadora percebesse algo que antes ela nem sabia que existia e recorreu a quem ela via que tinha autoridade no assunto, quem seria? Nós é claro!

Além de gerar engajamento, estamos fazendo brand, fortalecendo a marca, não é atoa que as nossas locações tem mantido uma média alta todos esses meses.

Ficou claro que fazer emails marketing é muito vantajoso. Porém tem que ser feito com capricho e direcionar o objetivo. O CTA deve ser bem elaborado, pois é ele que vai dar a direção dos resultados do email. 

Mesmo nos dias de hoje, receber um email pode ser tão gostoso quanto era receber uma carta há anos atrás.