Como está a saúde do mercado imobiliário nacional?

Olá, como está? Hoje vamos conversar um pouco sobre uma pesquisa que nos ajudará a entender a saúde do mercado imobiliário, e que nos guiará para novas metas. A sua imobiliária metrifica dados importantes? Está tendo uma dificuldade de evoluir o quadro de leads, vendas e locações? Hoje veremos toda essa situação não em âmbito pessoal, mas nacional, vem comigo.

A empresa Universal Software trabalha no ramo imobiliário fornecendo CRMs, sites, soluções digitais para imobiliárias. Em uma pesquisa elaborada pela empresa, onde ouviram mais de 800 imobiliárias, eles forneceram dados que podem nos ajudar a otimizar nosso trabalho na nossa imobiliária, seja você diretor, gerente ou de outro setor.

Segundo a Universal a vasta maioria das imobiliárias não metrificam alguma determinada área ou setor da imobiliária. E isto é bem preocupante se você quer desenvolver sua imobiliária, mas se não sabe exatamente onde está a parte que precisa ser otimizada, como você irá crescer? Como você irá desenvolver estratégias para melhorar se não sabe onde exatamente tem que mexer?

É muito interessante que quando eu lia um livro sobre empreendedorismo, o autor falava sobre a paixão dos americanos em metrificar, planilhar tudo, não é atoa que eles desenvolveram a sua economia. 

Hoje em dia temos algumas ajudas para essa questão, por exemplo, tem softwares que já fazem isso por você, o seu único trabalho é alimentar a plataforma. Basta apenas você escolher uma ferramenta boa para você!

O principal desafio das imobiliárias são aumentar o número de vendas e locação. Isso porque os diretores não leem meus artigos. Brincadeira à parte, esse desafio se torna evidente quando observamos que uma imobiliária não tem um plano de marketing, regularidade nas campanhas, um profissional dedicado e especializado em marketing, ou apoio de uma agência, ou especialista de marketing digital imobiliário, como eu, por exemplo.

Uma vez que os processos de gerar leads e qualificá-los são desconhecidos dentro da imobiliária, fica notório a dificuldade de aumentar as locações e vendas. Fiquei impressionado enquanto estudava esta pesquisa da Universal, realmente é um campo muito amplo para agências e especialistas de marketing digital imobiliário.

Incrivelmente 50% das imobiliárias não tem um profissional ou uma agência assessorando o setor de marketing, segundo a Universal. Hoje em plena crise de saúde e financeira, já ficou claro que o marketing digital é o coração de sua empresa. Saber usar as redes sociais é obrigação, o diferencial é gerar leads qualificados e fomentá-los até o fundo do funil. Esse tema tem muitos outros subtemas, mas não vou explicá-los aqui para não tornar essa leitura exaustiva.

É lamentável ver que cerca de 50% das imobiliárias não duram mais que 5 anos, e mais de 60% não chegam a 10 anos. Como essa pesquisa nos ajuda a ver a saúde das imobiliárias, como elas estão usando as mesmas táticas, vez após vez.

Se você leu essa matéria até aqui é porque você está buscando otimizar sua performance no mercado imobiliário, entre em contato comigo que poderei te ajudar.