Como criar públicos no Facebook ads e Google ads em 15 min

Ter uma campanha organizada é essencial para ter ótimos resultados, criar uma campanha no gerenciador de anúncio ou no Google ads sem ter uma estrutura organizada, nem que seja um pequeno mapa, isso pode custar muito para você mais a frente.

Hoje vamos falar sobre como os públicos podem potencializar seus resultados, porque são importantes e como criar. Aqui na agência todas as campanhas antes de serem feitas são crias dos públicos, o que garante nosso sucesso e resultados mais assertivos e qualitativos para nossos clientes.

Caso sua empresa tem o Instagram como a mídia principal de comunicação com seus clientes e geração de relacionamento, veja esse artigo falando como criar anúncios mais assertivos no Instagram clicando aqui.

O que são os públicos?

Públicos, são uma forma de banco de dados que o Facebook ads e Google ads disponibiliza para os gestores profissionais para agrupar pessoas com base em eventos. Penso que essa explicação ficou muito técnica, vamos simplificar. Públicos se refere a grupos de pessoas que clicaram em seus anúncios e executaram uma ação. Agora ficou mais fácil de entender. Mas qual a vantagem disso?

Pense na seguinte situação, sua empresa tem um anúncio veiculando para atrair leads e cada lead que entra para seu atendimento é registrado em seu público, que foi pré configurado. Após ter uma certa quantia de pessoas que executaram essa ação, você pode usar esses dados para atrair pessoas semelhantes, assim você reduz os curiosos nos seus anúncios otimiza seu orçamento aumentado os resultados. Pois, esse anúncio que é baseado no seu público lead vai veicular, ou seja, aparecer para pessoas que tem o comportamento muito mais próximo a seus leads, assim gerando mais leads com mais eficiência.

Consegue ver como é importante criar os públicos e popula-los? Na prática, os públicos ainda têm muito mais utilidade, podem ser usados para re-marketing o que potencializa seus ganhos em torno de 20%, mas isso é uma pequena estimativa, pois depende do nicho e de outros fatores, mas deu para perceber como os públicos são uma ferramenta poderosa. Já está usando em suas campanhas? A agência que cuida do marketing da sua empresa, sabe utilizar bem os públicos? Isso pode fazer a diferença em seu negócio, quando é bem utilizado.

Vejo em nosso Instagram o nosso diretor falando um pouco sobre públicos clicando aqui.

Criando públicos no gerenciador do Facebook

Vou apresentar de forma simples como criar os públicos, depois disso você precisa criar a sua hierarquia, organizar a ordem em que seus públicos irão atuar, numa estratégia bem montada isso pode ter uma alcance muito assertivo e rentável.

No gerenciado do Facebook você clica em menu > públicos 

Criando públicos no gerenciador de anúncios.

Agora você clica em criar público > selecione o tipo de público que deseja criar. Muito simples, não é mesmo? Agora vamos para o Google ads.

Criando públicos no Google ads

Aqui no Google ads será semelhante. Primeiro clique em Ferramentas e configurações > Gerenciador de público-alvo.

Agora você já sabe como criar os públicos, caso você tenha um gestor de tráfego ou uma agência que preste atendimento, você tem condições de avaliar se eles estão entregando um bom serviço.

Lembrando que aqui na nossa agência isso é um processo natural e básico, todas as campanhas já recebem essa estrutura, e acompanhamos o desempenho de cada campanha para que você tenha mais resultados.

E agora?

Agora você pode avaliar se gostou do artigo, deixe nos comentários, caso precise de uma consultoria entre em contato, cobre de sua agência a melhor estrutura possível que eles possam te entregar, os públicos no Facebook ads e no Google ads fazem parte de um processo básico e essencial para seu sucesso em anúncios.