Como crescer o seu Instagram?

Eu posto todos os dias no Instagram e várias vezes por dia, mas não vejo o meu Instagram crescer, tem algo de errado? Escuto muito dessa aqui, a resposta é simplesmente depende, mas eu vou te ajudar a entender o que pode estar acontecendo. Agora vamos conversar sobre o engajamento, story e como crescer o seu Instagram, então pega papel e caneta porque o conteúdo de hoje vale ouro.

O que é taxa de engajamento?

Você já deve ter ouvido falar alguma vez sobre engajamento, isso se refere a tudo que você posta e gera curtidas, salvamento de post, compartilhamento, toda a interação que seu conteúdo gera é engajamento. Os stories também geram engajamento, quando alguém responde uma caixa, manda direct ou outra ação.

Mas o que seria taxa de engajamento? Se refere a razão entre interações/alcance, acho que compliquei, simplificando, você pega o número de interações (curtidas, compartilhamento etc, soma as interações) e divide pelo número de pessoas alcançadas. Por exemplo, num story sua publicação teve 100 interações e alcançou 2500 pessoas logo a taxa de engajamento séria 100/2500 = 4%. Isso significa que cerca de 4% do seu publicou engajou com sua postagem.

Agora que você sabe o que é a taxa de engajamento, você precisa saber que a taxa geral de engajamento do Instagram está abaixo de 7% (segundo dados da Mlabs: análise de 2021). Ou seja, se você tem uma página com 10.000 seguidores é possível que apenas cerca de 700 pessoas engaje com os seus conteúdos. Agora talvez você pensou: se eu postar muito e várias vezes eu teria 7% em cada postagem, certo? Errado! Essa taxa de engajamento é geral, ou seja, é o desempenho da sua página, e não se preocupa a cada ano o Instagram diminui a taxa de engajamento, porquê? É uma questão complexa, mas podemos resumir que isso incentiva mais empresas a investir no Instagram.

E agora? O que você pode fazer para alcançar mais pessoas? Será possível ter um perfil que engaje mais de 7%? Claro que é possível, e agora vou explicar como.

Como eu posso crescer meu Instagram?

Crescer o seu Instagram com seguidores engajados e compradores é um processo e isso leva tempo. Não, é algo da noite para o dia, é necessário boas estratégias e recorrências em aplicar cada passo da estratégia. Vou explicar um pouco de algumas das estratégias que usamos aqui na agência.

Primeiro passo é necessário desenvolver um calendário editorial, você precisar ter em mente os dias que vai postar o que postar e sobre o que postar, essa organização é elementar, sem ela não tem como crescer o Instagram.

Alinhado esse ponto passamos para o conteúdo, você precisa ser criterioso no seu conteúdo, buscar estudar o que a sua audiência mais tem interesse e como você pode transcrever isso na sua linguagem. Gravar os seus vídeo de forma criativa e seguindo o seu calendário fará você iniciar a criação de autoridade, assim sua audiência passa a ver você como conhecedor do assunto, que sua empresa é especialista no que  faz e que você tem condições de resolver os problemas dela.

Até aqui falamos sobre você ter uma organização na criação de conteúdo e postar regularmente, fazendo isso você vai notar um crescimento no seu Instagram, mas esse crescimento é lento, mas é uma melhora. Mas como você conseguirá acelerar o seu crescimento? Com estratégia de distribuição de conteúdo.

Crescendo o Instagram com tráfego pago

Primeiro gostaria de esclarecer o que é tráfego, e qual a diferença entre o tráfego pago para o tráfego orgânico. Na internet todo o conteúdo num site ou aplicativo se encontra em algum servidor, quando você acessa esse servidor é como se você pegasse o seu carro e fosse até a garagem do servidor, mas para mantermos a ordem e que todos consigam acessar as informações nesse servidor é feito fluxo de acesso, onde você e outras pessoas conseguem acessar, assim temos um tráfego. Que nada mais é transição, ou deslocamento de dados, no nosso caso em específico.

Igual na vida real que temos tráfego de caminhões, de carros e por diante, na internet temos vários tipos de tráfego, dois deles são o orgânico e o pago. 

Tráfego orgânico 

Quando você posta no Instagram o seu story ou no seu feed, você depende que o próprio Instagram distribua o seu conteúdo, que leve o seu conteúdo para os seus seguidores, para outras pessoas interessadas, essa forma de distribuir o seu conteúdo de forma natural é chamada tecnicamente de tráfego orgânico. Perceba que aqui você não tem controle na distribuição do seu conteúdo, lembra da taxa de engajamento que falamos lá em cima? Então você fica sujeito a  apenas a esse percentual em média. 

Percebemos que cada nicho tem sua própria taxa de engajamento, é possível que dependendo do seu nicho a taxa de engajamento de seu perfil seja maior ou menor.

Existe vantagem no tráfego orgânico? Claro, o fato de você saber de maneira natural o que mais engaja das suas postagens dá um vislumbre do que pode dar certo quando você fizer um anúncio. Anúncio? Sim, no Instagram é possível anunciar, aqui entramos em outro tipo de tráfego.

Tráfego Pago

Esse tráfego se aplica àquela publicação que você paga para veicular, ou seja, o famoso link patrocinado, o “arrasta para cima”, o “clica no botão que está aparecendo em sua tela”. O tráfego pago é responsável por mais de 80% dos resultados que geramos em nossa agência, e não só aqui, mas também em toda a internet. 

Mas como isso é possível? Veja bem, você seleciona o que será postado, ou cria uma publicação que queira que seja patrocinada. Aqui nós junto com você estudaremos o seu público alvo, assim, quando formos anunciar faremos um anúncio que aparecerá apenas para pessoas que tem o perfil do seu público alvo. Mas isso é realmente possível? 

Os aplicativos já conhecem você melhor do que você pode pensar, o que você gosta, tem interesse ou está disposto a comprar. Com essas informações nós aqui da agência podemos criar anúncios que chamem a sua atenção, anúncios que você goste, ache relevante e que até você curta! Assim conseguimos atrair o seu público ideal.

A desvantagem do tráfego pago é o limite de orçamento, mas isso não é ruim quando você anuncia seguindo uma estratégia clara.

O que recomendamos?

Eu, Dimérisson, sou especialista em marketing digital, e recomendo sempre aos meus clientes utilizar o tráfego orgânico + pago, essa junção gera muitos resultados.

Veja, por exemplo, o caso da Escola particular C. E. Adália Mascarenhas. Ela tem seus cronograma de postagem e sempre está presente em suas redes, mas quando veio a pandemia, muitas mães tiraram os filhos da escola, isso gerou um grande problema para nossa diretora Gisele Rodrigues, mas no início de 2021 em janeiro iniciamos um trabalho de captar mães com interesse de matricular os seu filhos para o ano letivo de 2021. Foi uma grande missão, qual foi o resultado de tudo isso? Nós conseguimos recuperar 50% das matrículas perdidas.

Veja a nossa entrevista com a diretora Gisele Rodrigues:

O exemplo dessa escola comprova que a nossa metodologia de trabalhar o tráfego orgânico + pago de forma estratégica traz grande resultados, quando falo de resultados me refiro a aumento no faturamento.

Entre em contato conosco, tenho certeza que podemos ajudar a bombar o seu Instagram.